A postagem de hoje está vinculada à terminologia das palavras e a origem de muitas expressões que utilizamos no dia a dia. "A casa da mãe Joana" é um dos exemplos: falamos nela, criticamos, xingamos, mas não sabemos de onde vem tal modo de dizer.
Além de se referir à bagunça, essa expressão dá nome do à obra de Reinaldo Pimenta, livro que fiz questão de adquirir e folhear vez ou outra para me inteirar a respeito de alguma expressão usada no cotidiano. Outro dia, enquanto folheava curiosamente o livro, deparei-me com FUSCA (sim! o carro) e pude compreender a razão pela qual aqui no Brasil apelidamos o Beetle de Fusca (ou Fusquinha).
De fabricante (ou montadora - não sou muito boa nisso) alemã, a Volkswagen, cuja pronúncia seria algo como "Folksvaguen", o veículo encomendado pelo senhor Adolf Hitler (eu também não sabia disso, pois!) chegou ao Brasil e logo foi ganhando apelidos. Folksvaguen, Fuksvaguen até chegar a... FUSCA!
Bingo! Eu também não havia pensado nisso (e fiquei super chateada comigo mesma). Por que eu não pensei nisso antes? Ou melhor: por que nunca comparei as palavras VOLKSWAGEN e FUSCA?!
Ok! Descobri lendo o livro do Reinaldo Pimenta que, aliás, adorei ter adquirido. Valeu a pena!
Ah! Por sinal, valeu a pena é outra expressão que tem sua história. Quer saber? Vou lá no meu "Casa da mãe Joana" procurar. Ah! Você quer saber o porquê de "A casa da mãe Joana?" Vai procurar também. Buscar terminologias e origens de palavras e expressões é uma grande delícia. Vamos pesquisar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário